NÚCLEO DE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE (NUMAS) DO IFRJ

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E 
TECNOLOGIA  DO RIO DE JANEIRO
(IFRJ)

Núcleo de Meio Ambiente e Sustentabilidade 
(NUMAS) 

A formação de grupo de pesquisa interdisciplinar com Professores do CST EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFRJ com foco no campo do Meio Ambiente e Sustentabilidade é fundamental para a consolidação e crescimento da instituição, tanto na esfera local quanto na nacional. A constituição do grupo é um instrumento importante para o estabelecimento e consolidação de network com outras instituições de pesquisa e ensino (UFRRJ, UFRJ, UERJ, INCT, entre outros), que podem contribuir e amplificar os esforços para o desenvolvimento da Ciência.
Neste cenário enquadram-se estudantes de diferentes cursos do ensino técnico, graduação e pós-graduação, que podem desenvolver suas pesquisas (monografias e dissertações) em consonância com a linha de trabalho estabelecida. Alguns resultados da pesquisa poderão ser evidenciados com a elaboração e publicação de trabalhos em periódicos científicos, congressos, Jornada de Iniciação Científica do IFRJ, monografias, dissertações, mídia impressa e eletrônica (jornais de grande circulação e de conselhos de classe), entre outros. A cada semestre, novos discentes podem ingressar ao grupo de pesquisa, fomentando ainda mais o desenvolvimento de atividades de pesquisa nos diferentes eixos de investigação.
O ensino é o reflexo da qualidade da pesquisa desenvolvida na instituição. Assim o corpo discente do IFRJ estará em contato permanente com conhecimento científico inovador através das diferentes disciplinas já ministradas e outras que podem advir nos próximos semestres resultantes da maior cooperação entre os docentes.

Pesquisa, ensino e extensão são vitais para a geração de conhecimento e inovação tecnológica. Contudo, os benefícios advindos não devem ficar segregados, no espaço intra muros onde são produzidos, devem ser externalizados, ou seja, compartilhados com a sociedade. Desta forma, é essencial o desenvolvimento de atividades de extensão com envolvimento da comunidade; participação/formação de conselhos consultivos; desenvolvimento de atividade de campo em conjunto; produção bibliográfica entre as trocas dos saberes (científicos e não científicos); orientação científica; e outras atividades.