INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E
TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
(IFRJ)
Núcleo
de Meio Ambiente e Sustentabilidade
(NUMAS)
A formação de grupo
de pesquisa interdisciplinar com Professores do CST EM GESTÃO AMBIENTAL DO IFRJ com foco no campo do Meio
Ambiente e Sustentabilidade é fundamental para a consolidação e crescimento da
instituição, tanto na esfera local quanto na nacional. A constituição do grupo
é um instrumento importante para o estabelecimento e consolidação de network com outras instituições de
pesquisa e ensino (UFRRJ, UFRJ, UERJ, INCT, entre outros), que podem contribuir
e amplificar os esforços para o desenvolvimento da Ciência.
Neste cenário
enquadram-se estudantes de diferentes cursos do ensino técnico, graduação e
pós-graduação, que podem desenvolver suas pesquisas (monografias e
dissertações) em consonância com a linha de trabalho estabelecida. Alguns
resultados da pesquisa poderão ser evidenciados com a elaboração e publicação
de trabalhos em periódicos científicos, congressos, Jornada de Iniciação
Científica do IFRJ, monografias, dissertações, mídia impressa e eletrônica
(jornais de grande circulação e de conselhos de classe), entre outros. A cada
semestre, novos discentes podem ingressar ao grupo de pesquisa, fomentando
ainda mais o desenvolvimento de atividades de pesquisa nos diferentes eixos de
investigação.
O ensino é o reflexo
da qualidade da pesquisa desenvolvida na instituição. Assim o corpo discente do
IFRJ estará em contato permanente com conhecimento científico inovador através
das diferentes disciplinas já ministradas e outras que podem advir nos próximos
semestres resultantes da maior cooperação entre os docentes.
Pesquisa, ensino e
extensão são vitais para a geração de conhecimento e inovação tecnológica.
Contudo, os benefícios advindos não devem ficar segregados, no espaço intra muros onde são produzidos, devem
ser externalizados, ou seja, compartilhados com a sociedade. Desta forma, é
essencial o desenvolvimento de atividades de extensão com envolvimento da
comunidade; participação/formação de conselhos consultivos; desenvolvimento de
atividade de campo em conjunto; produção bibliográfica entre as trocas dos
saberes (científicos e não científicos); orientação científica; e outras
atividades.